sexta-feira, 6 de setembro de 2019

21º dia – São Miguel Arcanjo





São Miguel, também é um nome de origem hebraica que significa: “Quem (é) como Deus?”

São Miguel era, no Antigo Testamento bíblico, o defensor do povo escolhido: O Povo de Israel. Hoje ele é o protetor do novo povo escolhido: Os cristãos, a Igreja.

“Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro.” Dn 10,13
“Contra esses adversários não há ninguém que me defenda a não ser Miguel, vosso chefe.” Dn 10,22
“Naquele tempo, surgirá Miguel, o grande chefe, o protetor dos filhos do seu povo. Será uma época de tal desolação, como jamais houve igual desde que as nações existem até aquele momento.” Dn 12,1

Essa crença é muito antiga e é confirmada pelo célebre livro cristão do século II, o Pastor de Hermas: “O grande e digno Miguel é aquele que tem poder sobre este povo (os cristãos)”.
São Miguel é também chamado pela Igreja de “Guarda do Paraíso”; aquele que conduz as almas ao paraíso.
São Miguel é aquele que luta a nosso favor contra o demônio e as forças do mal.

“Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!” Jd 9

São Miguel é considerado também chefe de todos os anjos de Deus, assim como lúcifer é de todos os anjos do mal. São Miguel os derrotou e os expulsou do céu:

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos.” Ap 12,7-9

A Igreja o chama de “Príncipe da Milícia Celeste”. São Basílio diz: “A ti, ó Miguel, general dos espíritos celestes, que por honra e dignidade estais posto à frente de todos os outros espíritos celestiais...”.

Papa Pio XII disse em 08 de maio de 1940: “É urgente, hoje mais do que nunca, recorrer à proteção de São Miguel, lembrando que ele é protetor e defensor da Igreja e dos fiéis, o guardião do paraíso, o apresentador das almas junto de Deus, o Anjo da Paz e o vencedor de satanás. (...) Desfraldai o estandarte do ilustre arcanjo, repeti o seu grito: ‘quem é como Deus? ’”.

Lúcifer, na sua soberba de querer ser como Deus, grita: ‘não servirei’! São Miguel, na sua humildade como servo de Deus, grita: ‘Quem é como Deus?’
Papa Pio IX disse: “São Miguel é quem tem maior capacidade para exterminar as forças malditas, filhas de satanás, que juraram a ruína da sociedade cristã”.
Papa Pio X disse em 18 de setembro de 1903: “Deus, na primeira luta, venceu, servindo-se do Arcanjo São Miguel; devemos, portanto, acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora com o socorro e ajuda deste Arcanjo Bendito”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário