quinta-feira, 5 de setembro de 2019

20º dia – São Gabriel Arcanjo





Gabriel é uma palavra hebraica que significa: “Força de Deus”, “homem de Deus” ou “Deus se mostrou forte”.

Nas Sagradas Escrituras São Gabriel aparece a Zacarias e revela o nascimento de São João Batista, o precursor do messias: Lucas 1,5-22. “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz notícia” (De acordo com este versículo 19, deve-se crer que São Gabriel pertence à mais alta categoria angélica: ao coro dos serafins).

Aparece também à Nossa Senhora anunciando a Encarnação e o nascimento do nosso Salvador e Senhor Jesus Cristo: Lucas 1,26-38. “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria”.

São Gabriel, o anjo da encarnação, é considerado igualmente como o anjo da consolação e da misericórdia; mas de acordo com o significado de seu próprio nome, representa o poder de Deus.

As Escrituras, ao referir-se a ele, utilizam expressões como poder, força, grande, poderoso (Dn 8-10). São Gabriel é enviado a revelar as visões de Daniel relacionados aos tempos finais: Daniel 8,15-27; 9,20-27.
A tradição judaica atribuía a esse glorioso arcanjo a destruição de Sodoma (Gn 19,1-29), bom como a marcar com um Tau a fronte dos eleitos (Ez 9,4); e também apresentava-o como o anjo do Julgamento Final.

A tradição cristã vê nele também o anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador (Lc 2,8-14), e a São José em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima (Mt 1,20;2,13.19.22) Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto da Oliveiras.

ORAÇÃO:
Anjo da encarnação, fiel mensageiro de Deus, abri nossos ouvidos, até para as mais leves admoestações e toques da graça do coração amoroso de nosso Senhor. Permanecei sempre conosco, nós Vo-los suplicamos, para que compreendamos devidamente a Palavra de Deus, sigamos suas inspirações e, docilmente obedientes, cumpramos aquilo que Deus quer de nós. Fazei que sejamos sempre prontos e vigilantes, para que o Senhor não nos encontre dormindo, quando chegar!
Amém

Obra consultada: livro Anjos e Demônios – A luta contra o poder das trevas – autores: Gustavo Antônio Solimeo e Luiz Sérgio Solimeo – Editora Artpress.



Nenhum comentário:

Postar um comentário