quarta-feira, 4 de setembro de 2019

19º dia – Sobre o Arcanjo São Rafael





Rafael é uma palavra de origem hebraica que significa “Deus curou” ou “Medicina de Deus”.

Também é considerado um serafim de acordo com o livro bíblico de Tobias 12,15.

É protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes e sanador dos enfermos. Todos esses ofícios estão amplamente ilustrados no livro de Tobias: ele protege na viagem o jovem Tobias (capítulos 5 a 10); restitui a vista ao velho Tobit, mediante a aplicação do fel de um peixe (capítulo 11,13-15); livra o jovem Tobias e Sara das insídias do demônio, mediante a fumaça das vísceras do mesmo peixe e encadeia o demônio no deserto do egito (cap.8,2-3); apresenta as boas obras e as orações do velho Tobias a Deus (12,12).

Rafael também é figura proeminente nos costumes do Judaísmo (ele é um dos três anjos que visitaram a Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra). Poetas também fazem Rafael uma parte da sua famosa composição como é o caso de Milton no Paraíso Perdido no qual o anjo é chamado de "um espírito sociável" que viaja com Tobias.

Na arte litúrgica da Igreja é mostrado como um jovem carregando um bastão, para auxiliá-lo na caminhada e/ou um peixe porque foi com o fel do peixe que Rafael mandou Tobias untar os olhos do pai para que ficasse curado (livro de Tobias).

Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com São Gabriel e São Miguel arcanjos.

Trecho de uma homilia do Papa São Gregório o Magno: "Rafael significa remédio de Deus e quando ele tocou os olhos de Tobit para curá-lo, ele baniu a escuridão de sua cegueira. Assim ele é por justa causa chamado aquele que cura".

No fim do livro ele diz a Tobias: "Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso junto à Gloria do Senhor" (12,15).

Por tudo isso, recomendamos neste dia, se possível, que você leia o pequeno livro de Tobias em sua bíblia. Ele possui 14 capítulos apenas em mais ou menos umas 11 páginas. É uma linda história de família, fé, amor e cheia de ensinamentos.

Oração de São Rafael

Fica conosco, ó Arcanjo Rafael, chamado "Medicina de Deus"! Afastai para longe de nós as doenças do corpo, da alma e do espírito e trazei-nos saúde e toda a plenitude de vida prometida por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Glorioso Arcanjo Rafael, que dignastes tomar a aparência de um simples viajante para vos fazer o protetor do jovem Tobias. Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres.

Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno.

Ensinai-nos a viver neste espírito de fé que sabe reconhecer a misericórdia divina em todas as provações e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de uma inteira conformidade com a vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males ou que recuse o que lhe pedimos.
São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao céu. Assim seja. Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário