Uma tradição franciscana, a Quaresma a São Miguel Arcanjo, é um tempo especial de oração e penitência. Tem início, com a Festa da Assunção de Nossa Senhora 15 de agosto, e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa aos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel do dia 29. Vive-se esta quaresma todo este período, excluindo-se os domingos, por serem dias de festa.
Quaresma é um tempo de penitência e conversão, onde fazemos dela um momento forte de:
1) oração,
2) de propósitos de boas obras
3) e abstinência.
Há algumas orações e práticas sugeridas, mas nada é obrigatório. Normalmente pede-se que se reze a oração a São Miguel e a ladainha dele. Se possível, faça isso num altar improvisado com uma estampa do arcanjo com uma vela acesa.
Nosso objetivo aqui é fazer uma Quaresma Meditativa. O que é isso? É um período forte de oração acompanhado por textos breves mas profundos para meditação e aprofundamento do tema para conhecimento e vivência. Aprendi a importância da leitura e meditação com os Beneditinos. Há muitas leituras que nos edificam enormemente e nos conduzem mais perto das coisas espirituais e maior intimidade e confiança em Deus. Este é o objetivo desta Quaresma Meditativa.
Então para cada dia desta quaresma venho trazer aqui uma riquíssima coletânea de textos, que tenho certeza, vai nos tocar profundamente, aumentando nosso amor a Deus e aos Santos Anjos. Se possível, busque fazer algumas anotações do que mais te marcou no texto, dos seus propósitos diante de Deus ou qualquer outra coisa que lhe inspirar.
Fazendo esta quaresma meditativa você estará embarcando numa verdadeira aventura! Entrará num túnel do tempo da história do mundo, dos homens e dos anjos, e com uma visão espiritual para enxergar muito além do que tem visto até então.
Você lerá o que disse os Escritos Bíblicos Sagrados, os Santos Padres, os Místicos, os Papas, Santos e outras autoridades. Também ouvirá os próprios anjos, São Miguel e Nossa Senhora nas Revelações Particulares mais respeitadas.
Deus nos abençoe nessa jornada!
Grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário